fbpx Skip to main content
Loading Events

« All Events

Out & Equal Fórum LATAM 2024

Avançando a Inclusão LGBTQI+ em sua Organização

May 9 @ 8:00 am 6:00 pm

Localização: Sheraton Hotel, São Paulo (Brasil)

As conferências globais da Out & Equal sobre Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DEIP) no local de trabalho realizadas na Ásia-Pacífico (APAC), América Latina (LATAM) e Estados Unidos, reúnem milhares de profissionais para aprimorar suas habilidades de liderança, examinar tendências emergentes que impactam a cultura e a inclusão no local de trabalho e construir redes que permitam o compartilhamento contínuo de conhecimento. 

Junte-se à Out & Equal em nosso Fórum LATAM anual, o principal evento regional dedicado ao avanço da equidade LGBTQI+ no local de trabalho, onde líderes, profissionais e agentes de mudança se reúnem em sessões informativas, diálogos e oportunidades para discutir estratégias DEIP inovadoras e vanguardistas. 

Por que participar? 

O Fórum LATAM deste ano está ocorrendo em meio a mudanças políticas e econômicas em toda a região, que estão influenciando como as empresas continuam avançando em suas principais estratégias e impulsionando culturas de inclusão e pertencimento. 

Ao participar do Fórum LATAM neste momento crucial, os participantes irão: 

  • Você ouvirá algumas das mentes e figuras mais proeminentes do espaço. 
  • Ganharão ferramentas, habilidades e conhecimento eficazes para liderar a mudança dentro de suas organizações. 
  • Fortalecerão sua rede sua rede profissional de líderes de toda a América Latina para promover mudanças significativas. 

Os temas de ponta a serem discutidos no Fórum incluem: 

  • O Impacto da Inteligência Artificial (IA) na Diversidade, Equidade, Inclusão e Pertencimento (DEIP) 
  • Crie programas DEIP interseccionais que incluam talentos trans e não-binários 
  • Como defender a inclusão LGBTQI+ no ambiente de trabalho 
  • Como abordar o futuro do trabalho através de uma lente DEIP 
  • Navegaremos pela inclusão em ambientes específicos em quatro países: Argentina, Brasil, Chile e México  
INSCREVA-SE AQUI Baixe a agenda detalhada

As inscrições terminam em 25 de abril. O espaço é limitado, por isso encorajamos você a se inscrever o mais rápido possível. Haverá tradução simultânea em português e espanhol durante todo o evento. 

A agenda completa com palestrantes e descrições das sessões já está disponível para download.

8:00–8:30 Abertura das inscrições para o Café da Manhã Executivo (Requer Convite)

8:30–9:30 Café da Manhã Executivo (Requer Convite)

Patrocinado por:

9:00 Abertas inscrições

9:30–11:30  Sessão Plenária de Abertura 

O Fórum LATAM 2024 começará com a palestra de abertura de Deena Fidas (ela/dela), Diretora Administrativa e Diretora de Programa e Parcerias da Out & Equal. Logo após, teremos uma conversa sobre pertencimento entre a CEO da Out & Equal, Erin Uritus (ela/dela), e Javier Constante (ele/dele), presidente da Dow Chemicals América Latina.

A sessão da Conferência de abertura também terá palestras e um debate com líderes regionais de DEIP, que contarão histórias pessoais e insights sobre como aproveitar melhor posições de poder e influência dentro de uma empresa, no intuito de construir culturas inclusivas onde cada indivíduo e cada equipe possa ser quem realmente é no trabalho e se sentir segure, valorizade e bem-vinde.

11:15-11:45  Tempo de networking e coffee break 

11:45–13:00  Sessões Simultâneas da Manhã
Como Elaborar o Caso de Negócios para Inclusão LGBTQI+ em sua Empresa 

Representatividade, inclusão e igualdade fortalecem os resultados de negócios. Nesta sessão, es participantes aprenderão como comunicar e defender efetivamente o caso de negócios da inclusão e igualdade para es responsáveis pela tomada de decisões na empresa.

DEIP em Ambientes de Trabalho Fora do Escritório e em Fábricas 

A DEIP não pode existir apenas dentro dos limites de escritórios tradicionais. Pessoas LGBTQI+ também trabalham fora de escritórios e em fábricas. Nesta sessão, líderes de DEIP trarão insights sobre como criar e adaptar práticas, treinamentos e programas de DEIP existentes a esses “ambientes de trabalho não tradicionais”. 

Como Criar e Ampliar um Grupo de Afinidade LGBTQI+ 

Os grupos de afinidade continuam sendo uma das ferramentas mais usadas pela estratégia de DEIP das organizações. Nesta sessão, es participantes aprenderão a desenvolver e aperfeiçoar a declaração de visão e missão de um grupo de afinidade, a garantir o alinhamento das metas do grupo às necessidades da empresa e conhecerão os processos internos que viabilizam a ação na atmosfera de negócios atual, tanto local quanto globalmente.

Como Desenvolver com Êxito Programas de Recrutamento para Pessoas Trans e Não Bináries: Estudos de caso 

As práticas inclusivas que atraem e retêm talentos devem começar antes de es funcionáries iniciarem sua jornada na empresa. Neste workshop, voltado para líderes de RH e agentes de DEIP, você terá orientação prática para desenvolver e ampliar um programa de recrutamento que promova maior inclusão de pessoas trans e não bináries.

13:00–14:30  Almoço Plenário

A Conferência de almoço começará com uma análise importante sobre o poder da contação de histórias, seguida pelo debate com um grupo de mulheres latino-americanas que estão liderando e transformando seus países e o mundo.

Esse grupo diverso de mulheres contará para es participante quais desafios e obstáculos as da região enfrentam,  e como podemos usar nossas esferas individuais de influência para apoiar a causa LGBTQI+ de forma proposital e autêntica e, por fim, promover uma mudança duradoura e significativa para essas comunidades no ambiente de trabalho e fora dele.

14:30–14:45  Tempo de networking e coffee break

14:45–16:00  Sessões Simultâneas da Tarde  
O “Mercado Rosa” Importa: Como Construir Marcas para Todes? 

Es clientes têm 2x mais chances de comprar e usar marcas de empresas que apoiam publicamente e demonstram o compromisso de expandir e proteger os direitos de pessoas LGBTQ+. Esta sessão – dedicada a especialistas em relações públicas, comunicação e marketing e a agentes avançades de DEIP – analisará o caso de negócios de práticas de marcas inclusivas, debaterá medidas para estabelecer estratégias de comunicação interna e externa alinhadas às metas de DEIP e reforçará a importância de abordar a inclusão de forma autêntica, a partir de uma perspectiva de comunicação e de adoção de políticas no ambiente de trabalho.

O Que a Inteligência Artificial (IA) Significa Para a DEIP 

A IA e as inovações relacionadas a ela estão afetando os setores em velocidades incrivelmente altas e moldando a forma como vivemos, aprendemos e trabalhamos. Esta sessão começará abordando o impacto na IA nas iniciativas de DEIP, trará uma visão geral das oportunidades e dos riscos que a IA traz para essa área no ambiente de trabalho e discutirá o poder que a IA tem de manter, fortalecer ou até mesmo reproduzir preconceitos.

Mulheres e Pessoas Não Bináries na Liderança 

Mulheres e pessoas não bináries enfrentam desafios específicos no ambiente de trabalho e na sociedade. Nesta sessão, es participantes aprenderão a criar ações impactantes que promovam um ambiente de trabalho de igualdade e oportunidades inclusivas.

Por meio de uma perspectiva interseccional, es participantes verão como mulheres e líderes não bináries do Brasil estão lutando para criar mais oportunidades para si mesmes e suas comunidades. Attendees will hear—through the intersectional perspective of women and nonbinary leaders from Brazil —how they are working to create more opportunities for themselves and their communities. 

Design Thinking: Encontrar Semelhanças e Soluções em Nosso Ambiente de Trabalho 

Ao implementar novos programas, tecnologias e processos, é importante manter o foco nas pessoas e nas necessidades exclusivas delas. Esta sessão explorará coletivamente soluções para os maiores desafios organizacionais que a comunidade LGBTQ+ enfrenta hoje e abordará semelhanças e soluções adotadas nos escritórios corporativos da América Latina.

16:00–16:30 Tempo de networking e coffee break

16:30–17:30 Subgrupos de Trabalho Específicos do País

Para debater as lacunas mais relevantes entre a política corporativa e a cultura cotidiana, especialistas de quatro países realizarão discussões profundas nas quais es participantes conhecerão práticas recomendadas e as mais recentes estratégias vindas da Argentina, do Brasil, do Chile e do México. Es participantes poderão escolher a sessão de sua preferência, independentemente do país de origem.

Em outubro de 2023, a Out & Equal, em parceria com a Câmara de comércio LGBTQI+ da Argentina (CCGLAR), lançou o inovador relatório de pesquisa: Mudança necessária: como alcançar a total inclusão LGBTQI+ no ambiente de trabalho na Argentina.

As conclusões demonstram que muitas empresas argentinas carecem de políticas e práticas claras de apoio à inclusão LGBTQI+. Mesmo diante de desafios no ambiente de trabalho, as pessoas LGBTQI+ recusam-se a esconder quem são.

Com base nessa pesquisa, os subgrupos de trabalho específicos do país abordarão oportunidades e desafios para funcionáries LGBTQI+ na Argentina, no Brasil, no Chile e no México.

Argentina: Estratégias para Comunicação Inclusiva no Local de Trabalho

Brasil: Ferramentas para Avançar sua Advocacia Corporativa

Chile: Teoria e Prática para Mentoria LGBTQI+ Eficaz

México: Construindo um Programa Aliado de Sucesso para Promover a Inclusão LGBTQI+

17:30–17:45 Período de transição 

17:45–18:45 Prêmios de Excelência

Os Prêmios de Excelência reconhecem indivíduos, empresas e grupos de afinidade que estão liderando o caminho com avanços ousados e inovadores em direção à inclusão no local de trabalho para pessoas LGBTQI+ na América Latina.

18:45–19:00 Período de transição

19:00–21:00 Recepção de Encerramento

Participe de uma noite de celebração e networking!

A recepção de encerramento do Fórum LATAM 2024 da Out & Equal oferecerá bebidas, aperitivos e diversas oportunidades de encontrar líderes de DEIP de toda a América Latina. 

Um reconhecimento para líderes que promovem a mudança 

Os Prêmios de excelência homenagearão indivíduos, lideranças executivas, empresas e grupos de afinidade que estão avançando com coragem e inovação rumo à inclusão de pessoas LGBTQI+ no ambiente de trabalho na América Latina.  

As nomeações estão encerradas. Es candidates vencedories serão anunciades em 9 de maio, no encerramento do Fórum LATAM. 

Categorias de Premiação 

Prêmio de excelência para Liderança executiva 

Este prêmio é um reconhecimento para pessoas LGBTQI+ ou aliades executives que estão ativamente apoiando os esforços de inclusão de suas organizações, defendendo a adoção significativa de práticas recomendadas e inovadoras, beneficiando funcionáries LGBTQI+ e promovendo o pioneirismo de suas organizações nesse trabalho em toda a região. Es executives estão dando exemplo de atitudes para outras pessoas, adotando a inclusão de forma proposital e fazendo a diferença fora do próprio ambiente de trabalho, promovendo a mudança e a igualdade em sua comunidade, em seu país e no mundo. 

Aliade da inclusão LGBTQI+ no ambiente de trabalho na América Latina 

Este prêmio é um reconhecimento para pessoas LGBTQI+ que estão ativamente apoiando os esforços de inclusão de suas organizações, defendendo a adoção significativa de práticas recomendadas e inovadoras, beneficiando funcionáries LGBTQI+ e promovendo o pioneirismo de suas organizações nesse trabalho em toda a região. Es executives estão dando exemplo de coragem e fazendo a diferença fora do próprio ambiente de trabalho, promovendo a mudança e a igualdade em sua comunidade, em seu país e no mundo. 

Prêmio de excelência para grupo de afinidade 

Este prêmio dá reconhecimento a um grupo de afinidade local ou regional que tenha um comprovado histórico de êxitos. Os fortes concorrentes desta categoria são os grupos de afinidade que continuamente aperfeiçoam as práticas recomendadas, implementam programas colaborativos e interseccionais ao lado de outros grupos de afinidade e promovem a igualdade para pessoas LGBTQI+ no ambiente de trabalho. 

Prêmio de excelência para o ambiente de trabalho 

Este prêmio é um reconhecimento para empresas empregadoras que historicamente demonstram o comprometimento contínuo de buscar e implementar a igualdade para pessoas LGBTQI+ no ambiente de trabalho na América Latina. Ao adotar iniciativas de inclusão de pessoas LGBTQI+ no ambiente de trabalho, essa empresa avança a causa, serve de exemplo e dá suporte aos esforços de DII de outras organizações, graças à troca de conhecimento e de experiências entre organizações. 

OUR VISION

Global workplaces where all people are equal, belong, and thrive.

OUR MISSION

Out & Equal is the global convener, thought leader and catalyst actively working to achieve workplaces of equality and belonging - supporting LGBTQ+ employees and leaders who thrive in their careers and lives and achieve greater impact on the world.